O desenho da escala humana é voltado para croquis arquitetônicos e tem por finalidade dar a noção de dimensão e relação entre os elementos representados. O corpo humano funciona como uma unidade de medida, para que o arquiteto consiga projetar os espaços de maneira ergonômica e confortável.
Para isso, o objetivo do desenho da escala humana não é captar minuciosamente a anatomia do corpo humano, mas sim, representar de forma geral as proporções que existem nele. Para desenhá-lo, tenha em mente que:
- Tomemos a cabeça como unidade de medida, o corpo de um homem adulto tem a medida aproximada de 8 cabeças de altura e 3 de largura;
- Lembre-se que a nossa cabeça se assemelha ao formato de um ovo;
- A partir disso, localize as articulações [veja o desenho]: os ombros se encontram na segunda divisão de cima para baixo, o umbigo e os cotovelos se encontram na terceira divisão, a cintura se encontra na quarta/ quinta divisão, os pulsos se encontram na quinta divisão, os joelhos se encontram na sexta divisão e os calcanhares na oitava divisão;
- Complete o corpo a partir da conexão entre as articulações. Seja criativo.
Esteja atento que as medidas da escala humana variam conforme a idade, o gênero e a atividade da pessoa. O interessante é diversificar a representação, pois o desenho é reflexo da sociedade, principalmente quando estamos falando de um desenho voltado para design, arquitetura e urbanismo. Sugiro que inclua outros elementos: animais, pessoas de mãos dadas, PcD, pessoas em meios de transporte, etc.
Após praticar as medidas, busque sintetizar a representação de forma criativa. Para o croqui da escala humana, basta desenhar a silhueta do corpo, respeitando as proporções internas.
Um exercício que gosto de praticar para estimular a criatividade a respeito da escala humana, é carimbar meus dedos com tinta em uma folha de papel, de forma aleatória. Após a secagem, com um marcador, tento encontrar formas que me remetam ao corpo humano. O resultado é sempre muito divertido e diverso. Veja o exemplo abaixo:
Não deixe de acompanhar as próximas dicas de desenho e atividades!